O PlayStation 3 (oficialmente abreviado como PS3[7]) é o terceiro console de videogame produzido pela Sony Computer Entertainment e o sucessor do PlayStation 2 como parte da série PlayStation. O PlayStation 3 compete contra o Microsoft Xbox 360 e o Nintendo Wii como parte da sétima geração de consoles de videogame.
O principal recurso que distingue o PlayStation 3 de seus predecessores é o seu serviço unificado de jogo online, o PlayStation Network,[8] que contraria a política oficial da Sony de depender dos desenvolvedores de jogos para conseguir tal experiência.[9] Outros recursos do console incluem suas robustas capacidades multimídia,[10][11][12] sua conectividade com o PlayStation Portable[13] e a utilização de formato de disco óptico de alta-definição, Blu-ray Disc, como seu meio de armazenamento primário.[14] O PlayStation 3 também foi o primeiro reprodutor no mercado de Blu-ray compatível com a especificação 2.0.[15]
O PlayStation 3 foi inicialmente lançado em 11 de novembro de 2006 no Japão[16], 17 de novembro de 2006 na América do Norte[17], 16 de março de 2007 no Reino Unido e Irlanda e em 23 de março de 2007 na maior parte da Europa e na Oceania.[18][19] Foram disponibilizadas duas SKUs ao lançamento: um modelo básico com disco rígido (HDD) de 20 GB e um premium com um disco rígido de 60 GB e vários recursos adicionais[20] (o modelo de 20 GB não foi lançado na Europa ou Oceania).[21] Desde então, várias revisões foram realizadas aos modelos disponíveis do console, particularmente com o lançamento de um novo modelo "slim" em setembro de 2009, coincidindo com a reformulação do console e seu logotipo.[7][22]
Histórico
O PlayStation 3 (então marcado PLAYSTATION 3[23]) foi revelado oficialmente ao público pela Sony em conjunto com o seu controlador original em formato de bumerangue[24] em 16 de maio de 2005, durante a conferência E3 2005.[25] Uma versão funcional do sistema não estava presente na conferência,[26] muito menos na Tokyo Game Show em setembro de 2005,[27] entretanto, demonstrações (como o Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots[26]) foram mantidas em devkits e hardware de PC comparável em ambos os eventos.[26][27] Também foram mostradas sequências de vídeo baseados em especificações preditas do PlayStation 3 (notavelmente a demonstração técnica de Final Fantasy VII).[28] O protótipo inicial mostrado em maio de 2005 apresentava duas portas HDMI, três Ethernet e seis USB;[29] contudo, ao ser mostrado novamente um ano mais tarde na E3 2006, foram reduzidas para uma porta HDMI, uma Ethernet e quatro USB, presumidamente para reduzir custos.[20][30] Duas configurações de hardware para o console também foram anunciadas: um modelo de 20 GB e um de 60 GB com preços de $499 (€499) e $599 (€599), respectivamente.[20] O modelo de 60 GB seria a única configuração a apresentar uma porta HDMI, conexão Wi-Fi, leitor de cartões de memória e um enfeite cromado com logotipo prateado.[20] Os console foram anunciados para lançamento mundial simultâneo: 11 de novembro no Japão e 17 de novembro na América do Norte e Europa.[31]
Em 6 de setembro de 2006, a Sony anunciou que o lançamento do PlayStation 3 na região PAL (Europa e Oceania) seria atrasado até março de 2007, devida a escassez de materiais utilizados na unidade de Blu-ray Disc.[32]
Na Tokyo Game Show em 22 de setembro de 2006, a Sony anunciou que incluiria uma porta HDMI ao modelo de 20 GB, mas que um enfeite cromado, leitor de cartões de memória, logotipo prateado e Wi-Fi não seriam incluídos.[33] Além disso, o preço de lançamento do modelo de 20 GB japonês foi reduzido em mais de 20%[34] e o de 60 GB anunciado com um esquema de preço aberto no Japão.[34] Durante o evento, a Sony mostrou 27 jogos de PlayStation 3 sendo executados em hardware final.[35]
Modelo original
PlayStation 3 (Modelo original) |
O PlayStation 3 original. |
Fabricante |
Sony Computer Entertainment |
Família do produto |
PlayStation |
Tipo |
Console de videogame |
Geração |
Sétima geração |
Disponibilidade |
De novembro de 2006 a setembro de 2009 |
Existem cinco modelos de hardware original do PlayStation 3, os quais são comumente referidos pelo tamanho de suas unidades de disco rígido integradas: "20", "40", "60", "80" e "160" GB.[20][70] A única diferença na aparência dos primeiros cinco modelos era a cor do enfeite, número de portas USB, a presença ou ausência de uma porta (que cobre o leitor de cartões de memória em modelos equipados) e algumas pequenas alterações nos ventiladores de ar. Todos os pacotes de revenda incluem um ou dois controladores Sixaxis e/ou um controlador DualShock 3 (desde 12 de julho de 2008[71][72]), um cabo miniUSB para USB (para conectar o controlador e o PlayStation Portable ao sistema), um cabo de vídeo componente/saída de áudio estéreo, um cabo Ethernet (apenas em 20, 60 e CECHExx 80 GB) e um cabo de força.[70][73][74] Todos os modelos suportam emulação via software do Playstation original,[75][76] mas o suporte à retrocompatibilidade foi sendo continuamente reduzida nos modelos posteriores, sendo Bundle de 80GB de Metal Gear Solid 4 o último modelo a anunciar retrocompatibilidade integrada.[77] Problemas de compatibilidade com jogos em ambos os sistemas são detalhados em um banco de dados público hospedado pelo fabricante.[78] Todos os modelos, excluindo o de 20 GB, incluem Wi-Fi 802.11 b/g. Além de todos esses recursos dos modelos de 20 GB, o modelos de 60 GB possui Wi-Fi IEEE 802.11 b/g interno, múltiplos leitores de cartão de memória (SD/MultiMedia Card, CompactFlash Type I/Type II, Microdrive,[79] Memory Stick/PRO/Duo) e um enfeite colorido cromado.[80] Em termos de hardware, o modelo de 80 GB lançado na Coréia do Sul é idêntico ao modelo de 60 GB lançado nas regiões PAL, exceto pela diferença no tamanho do disco rígido.[81]
Assim como os modelos sul-coreanos e europeus, o modelo de 80 GB (2007) norte-americano também exclui a CPU "Emotion Engine" do PlayStation 2.[77] Entretanto, ainda mantendo o GPU "Graphics Synthesizer".[82] Devido à eliminação do "Emotion Engine", o nível de compatibilidade foi reduzido.[77] Os modelos de 40 GB, 80 GB (2008) e 160 GB possuem duas portas USB ao invés de quatro portas USB em outros modelos e não inclui múltiplos leitores de cartão de memória, suporte à SACD[83] ou qualquer retrocompatibilidade com jogos de PlayStation 2.[22][77] Em conseqüência da remoção da GPU "Graphics Synthesizer", a qual removeu o hardware baseado em PlayStation 2 das unidade.[84][85]
Nenhum Wi-Fi ou leitor de cartão de memória oficiais jamais foi lançado pela Sony para o sistema de 20 GB, embora houvesse planos de lançá-los.[86] Desde setembro de 2009 a Sony não deu mais ênfase nestes complementos propostos. No entanto, como o modelo apresenta quatro portas USB 2.0, rede sem fio e cartão de memória flash o suporte já pode ser obtido através do uso de uma variedade de adaptadores USB externos disponíveis e hubs de mídia de terceiro específicos para o PlayStation 3.[77]
Houve rumores de que o processador Cell na terceira geração do PlayStation 3 (40 GB, 2008 80 GB e 160 GB) passaria do processo de fabricação de 90 nm para o mais recente de 65 nm,[87] o qual o CEO da SCEI, Kaz Hirai, confirmou mais tarde,[88] posteriormente o processador foi reduzido para um processo de 45 nm. Essa alteração diminuiu o consume de energia do console e tornou-o menos caro à produção.[89]
Modelo Slim
PlayStation 3 Slim |
A linha slim do PlayStation 3. |
Fabricante |
Sony Computer Entertainment |
Família do produto |
PlayStation |
Tipo |
Console de videogame |
Geração |
Sétima geração |
Lançamento |
Setembro de 2009 |
O PlayStation 3 Slim é um versão redesenhada do console e é o único modelo em produção atualmente. Ele apresenta um disco rígido atualizável de 120GB,160GB,250GB e 320GB sendo 33% menor, 36% mais leve e consumindo 34% (CECH-20xx) ou 45% (CECH-21xx) menos energia que os modelos anteriores;[7][90][91] ou um terço do modelo original. O sistema de refrigeramento foi reformulado, o microprocessador Cell passou para um processo de fabricação de 45 nm[92] e o RSX para um processo de 45 nm na última revisão e espera-se no futuro a adoção do novo de 32 nm no console. O PlayStation 3 Slim vendeu mais que um milhão de unidades em suas primeiras 3 semanas à venda.[93]
O PlayStation 3 Slim também possui suporte à CEC (mais comumente referido por suas marcas de fabricação de BraviaSync, VIERA Link, EasyLink e outros) que permite controlar o console através de HDMI utilizando o controle remoto. O PlayStation 3 Slim também executa-se mais silenciosamente e refrigerado do que os modelos anteriores devido a seu Cell de 45 nm. Não possui mais o botão de “energia principal” (similar ao PlayStation 2 Slim), como os modelos de PlayStation 3 anteriores, que localizava-se na parte traseira do console. O suporte para emulação de títulos de jogos do PlayStation 2 não está presente na versão Slim.[7][90] O PlayStation 3 Slim foi lançado oficialmente em 1 de setembro de 2009 na América do Norte e Europa e em 3 de setembro de 2009 no Japão, Austrália e Nova Zelândia.[7][90][94][95] Entretanto, alguns revendedores como a Amazon.com, Best Buy e GameStop começaram a venda do PlayStation 3 Slim em 25 de agosto de 2009.<[96][97] Um PlayStation 3 de 250 GB com temática do Final Fantasy XIII, branco e com desenhos em rosa, foi anunciado oficialmente em 24 de setembro de 2009 na Tokyo Game Show como parte de um ‘’’bundle’’’ no Japão para Final Fantasy XIII, foi revelado inicialmente nos arquivos do FCC como PS3 CECH-2000B.[98][99] A Sony Computer Entertainment Austrália também anunciou mais tarde naquele dia que traria o PlayStation 3 de 250 GB à Austrália, o qual seria vinculado com outros jogos e não apresentaria o tema de Final Fantasy XIII. Ainda que nenhum ‘’bundle’’ americano foi anunciado para o PlayStation 3 Slim de 250 GB, ele será vendido com console separado (exclusivamente) na América do Norte.[100]
Jogos
-
O PlayStation 3 foi lançado na América do Norte com 14 títulos, com outros três sendo lançados antes do final de 2006.[196] Após a primeira semana de vendas, foi confirmado que Resistance: Fall of Man da Insomniac Games havia sido o título de lançamento mais vendido na América do Norte.[197][198] O jogo foi altamente aclamado por numerosos sites de videogame, incluindo GameSpot e IGN, que dera-lo o prêmio de Jogo do Ano para PlayStation 3 de 2006.[199][200] Alguns títulos perderam a janela de lançamento e foram atrasados até o começo de 2007, como The Elder Scrolls IV: Oblivion, F.E.A.R. e Sonic the Hedgehog. Durante o lançamento japonês, Ridge Racer 7 foi o jogo mais vendido, enquanto que Mobile Suit Gundam: Crossfire também se saiu bem nas vendas;[201] ambos oferecidos pela Namco Bandai. O PlayStation 3 foi lançado na Europa com 24 títulos, incluindo alguns que não foram oferecidos nos lançamentos norte-americano e japonês, como Formula One Championship Edition, MotorStorm e Virtua Fighter 5. Resistance: Fall of Man e MotorStorm foram os títulos com maior sucesso em 2007,[202][203] ambos recebendo sequências subsequentemente na forma de Resistance 2 e MotorStorm: Pacific Rift.[204][205]
Capa europeia de Gran Turismo 5, o jogo mais vendido para a PlayStation 3.
[206]
Na E3 de 2007, a Sony conseguiu mostrar uma série de seus jogos para PlayStation 3 previstos para lançamento, incluindo Heavenly Sword, Lair, Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction, Warhawk e Uncharted: Drake's Fortune; os quais foram lançados no terceiro e quarto trimestres de 2007. Também mostraram uma série de títulos para lançamento em 2008 e 2009; mais notavelmente Killzone 2, Infamous, Gran Turismo 5 Prologue, LittleBigPlanet e SOCOM: U.S. Navy SEALs Confrontation.[207] Também foi mostrada uma série de jogos exclusivos de terceiro, incluindo o altamente antecipado Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots,[208] juntamente com outros títulos exclusivos de grande importância como Grand Theft Auto 4, Call of Duty 4: Modern Warfare, Assassin's Creed, Devil May Cry 4 e Resident Evil 5. Mais dois outros títulos importantes para o PlayStation 3, Final Fantasy XIII e Final Fantasy Versus XIII, foram mostrados no TGS de 2007 para apaziguar o mercado japonês.[209][210]
A Sony lançou, deste então, sua linha de títulos de baixo custo para o PlayStation 3, conhecida como a linha Greatest Hits na América do Norte,[211] a linha Platinum na Europa[212] e a linha The Best no Japão.[213] Entre os títulos disponíveis na linha de baixo custo incluem: Resistance: Fall of Man, MotorStorm, Uncharted: Drake's Fortune, Rainbow Six: Vegas, Call of Duty 3, Assassin's Creed e Ninja Gaiden Sigma. Desde outubro de 2009, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction, Devil May Cry 4, Army of Two, Battlefield: Bad Company e Midnight Club: Los Angeles também se juntaram à lista. Quando colocados na lista "Greatest Hits", uma cópia não utilizada é revendida por US$30 e são reembaladas em uma “caixinha” vermelha.
Desde 31 de março de 2010, 290,5 milhões de jogos foram vendidos para o PlayStation 3.[214]
3D estereoscópico
Em dezembro de 2008 o CTO da Blitz Games anunciou que traria a reprodução de jogos e filmes em 3D estereoscópico ao Xbox 360 e PlayStation 3 com sua tecnologia proprietária.[215] Esta tecnologia foi demonstrada publicamente pela primeira vez no PlayStation 3 em janeiro de 2009 na Consumer Electronics Show. Aos jornalistas foram mostrados Wipeout HD e Gran Turismo 5 Prologue em 3D como demonstração de como a tecnologia poderia funcionar se implementado no future.[216] A atualização do software de sistema 3.30 preparou o PlayStation 3 para o 3D estereoscópico.[217] A atualização 3.30 do firmware permitiu oficialmente que títulos do PlayStation 3 pudessem ser reproduzidos em 3D, exigindo uma TV compatível para utilização.[218] Enquanto que o jogo propriamente dito deve ser programado para tirar proveito da tecnologia 3D, os títulos podem ser atualizados com um patch para que o recurso retroativo seja adicionado. Os títulos com tais patches incluem: Wipeout HD, Pain e Super Stardust HD.[219]
Títulos em português
O console traz jogos com suporte a língua portuguesa, dentre eles:
Jogo | Código | Legendas em PT-PT | Dublagens em PT-PT | Origem |
Gran Turismo 5 |
BCUS 98114 |
Sim |
Sim |
Estados Unidos |
God Of war 3 |
|
Sim |
Sim |
Estados Unidos |
Heavenly Sword |
BCAS 20016 |
Não |
Sim |
Hong Kong |
Heavy Rain |
|
Sim |
Sim |
Europa |
Infamous |
|
Sim |
Sim |
Portugal |
Infamous 2 |
|
Sim (pt-br) |
Sim (pt-br) |
Estados Unidos |
Killzone 2 / Platinum |
BCES 00081/P |
Sim |
Não |
Inglaterra |
Killzone 3 |
|
Sim (pt-br) |
Sim (pt-br) |
Inglaterra |
Little Big Planet |
BCAS 20058 |
Sim |
Sim |
Hong Kong |
M A G |
BCUS 98110 |
Sim |
Sim |
Sony Brasil |
Motor Storm: Pacific Rift / Platinum |
BCES 00129 |
Sim |
Não |
Inglaterra |
Ratchet & Clank: Tools Of Destruction |
BCUS 98127 |
Sim |
Sim |
Estados Unidos |
Uncharted: Drake's Fortune |
BCUS 98103 |
Sim |
Sim |
Estados Unidos |
Uncharted 2: Among Thieves / Platinum |
BCES 00757/P |
Sim |
Sim |
Portugal |
Pro Evolution Soccer 2011 |
|
Sim |
Sim |
Estados Unidos |
Socom 4 U.S. Navy Seals |
|
Sim |
Sim |
Estados Unidos |
Mortal Kombat |
|
Sim |
Não |
Estados Unidos |
Recepção
Os primeiros comentários sobre o PlayStation 3 logo após seu lançamento foram críticas em relação ao seu elevado preço e falta de jogos de lançamento de qualidade, contudo, houve elogios à capacidade e potencial do hardware do sistema.[244][245] No entanto, após uma série de revisões no preço, a vitória do Blu-ray em relação ao HD DVD[246] e o lançamento de vários títulos bem recebidos, o sistema recebeu críticas melhores. A IGN julgou o PlayStation 3 como tendo o melhor jogo de 2008 baseando-se em seus pontos de análise em comparação àqueles do Wii e Xbox 360.[247]
Ao PlayStation 3 foi dada a pontuação de número oito na lista "As 21 Maiores Mancadas Tecnológicas de 2006" da revista PC World, onde ele foi criticado por ser "Tardio, Caro e Incompatível".[248] GamesRadar classificou o PlayStation 3 como o item principal em uma reportagem sobre os desastres em relações públicas relacionadas a jogos, perguntando-se como a Sony havia conseguido “tornar um dos sistemas de jogos mais antecipados de todos os tempos e – no espaço de um ano – transformá-lo em um objeto de ódio vilipendiado por toda a internet”, mas acrescentou que, apesar de seus problemas, o sistema possui “potencial inexplorado”.[249] BusinessWeek, resumiu a opinião geral, afirmando que havia se “impressionado mais com o que [o PlayStation 3] podia fazer do que com o que ele não fazia”.[250]
Os desenvolvedores também acharam a máquina difícil de programar. Em 2007, Gabe Newell da Valve disse: "O PS3 é um desastre total em muitos níveis, acho que está muito claro que a Sony perdeu a noção do que os consumidores e desenvolvedores queriam". Ele continuou: “Eu diria que, mesmo tardiamente, devem cancelá-lo e refazê-lo”. Basta dizer, “Foi um desastre horrível, nós lamentamos e vamos parar de vendê-lo e parar de tentar convencer as pessoas de desenvolverem para ele”.[251] Doug Lombardi, vice-presidente de marketing da Valve, desde então, afirmou que estão interessados em desenvolver para o console e estão procurando empregar programadores talentosos de PS3 para projetos futuros.[252] Entretanto, ele afirmou: “Até que tenhamos a capacidade de juntar uma equipe de PS3 e até que encontremos as pessoas que queiram vir a Valve ou que estejam na Valve e queiram trabalhar com isso, eu realmente não nos vemos indo para esta plataforma”.[253] Contudo, na conferência de imprensa 2010 da Sony na E3 2010, Newell fez uma aparição ao vivo, retratando-se de suas declarações anteriores em consequência do recente sucesso do sistema devido às iniciativas da Sony para tornar o sistema mais amigável a desenvolvedores, bem como a reação da mídia e fãs aos comentários, fizeram com que a Valve anunciasse que estaria desenvolvendo Portal 2 para o sistema. Ele também alegou que a inclusão da Steamworks (o sistema de atualização automática dos softwares da Valve) ajudaria a tornar a versão para PlayStation 3 de Portal 2 a melhor versão para console no mercado.
O CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, criticou os custos de desenvolvimento elevados e taxas de vendas casadas e retorno inferior do PlayStation 3 em comparação com os do Xbox 360 e Wii. Ele acredita que esses fatores estão forçando os desenvolvedores a se afastarem do trabalho no console. Em uma entrevista ao The Times, Kotick afirmou: “Estou ficando preocupado com a Sony, o PlayStation 3 está perdendo um pouco do ritmo e não está facilitando para mim o suporte a plataforma”.[254] Ele continuou: “É caro desenvolver para o console, o Wii e o Xbox estão apenas vendendo melhor. Jogos geram um retorno sobre o capital investido melhor no Xbox do que no PlayStation”. Kotick também afirmou que a Activision Blizzard pode deixar de apoiar o sistema se a situação não for solucionada. “[A Sony tem que] cortar o preço [de revenda do PlayStation 3] porque se não o fizerem, as taxa de vendas casadas estarão suscetíveis à desaceleração. Se formos realistas, teremos que parar de apoiar a Sony”.[255] Contudo, tais afirmações renderam a Kotick algumas críticas pesadas sobre a validade da declaração e se tal afirmação, ou movimento, seria apropriado, com BioWare chamando a declaração de “boba”.[256]
Entretanto, até mesmo Kazuo Hirai, presidente da Sony Computer Entertainment, disse que o PlayStation 3 estava intencionalmente difícil para se desenvolver.[257]
Apesar da impressão inicial negativa, vários sites deram ao sistema opiniões muito boas. A CNET do Reino Unido elogiou o sistema dizendo: “o PlayStation 3 é uma peça versátil e impressionante de equipamento de entretenimento que de equipamento de entretenimento Versatile e impressionante que corresponde a tudo o que foi anunciado [...] o PlayStation 3 vale a pena pelo seu preço substancial”.[258] A CNET concedeu-lhe uma pontuação de 8.8 de 10 e votou nele como sendo o gadget “precisa ter” número um,[259] elogiando a sua capacidades gráficas robustas e design externo elegante ao mesmo tempo que criticando sua seleção limitada de jogos disponíveis.[260]
Além disso, tanto Home Theater Magazine quanto Ultimate AV deram à reprodução de Blu-ray do sistema críticas muito favoráveis, indicando que a qualidade da reprodução excede a de muitos reprodutores de Blu-ray Disc atuais.[261][262]
Hexus Gaming analisou a versão PAL e em sumo dizendo: "assim que o PlayStation amadurecer e os desenvolvedores começarem a realmente forçá-lo veremos o PlayStation 3 emergir como o console de escolha para jogos".[263] Na GDC de 2007, o fundador da Shiny Entertainment, Dave Perry, declarou: "Eu acredito que a Sony fez a melhor máquina. É a melhor peça de hardware, sem dúvida".[264] Uma segunda análise do PlayStation 3 pela Ars Technica em junho de 2008 deu ao console uma pontuação geral de 9/10, enquanto que a análise do lançamento original pontuou 6/10.[265]
Modelo Slim e reformulação
O PlayStation 3 Slim recebeu análises extremamente positivas assim como um aumento nas vendas; em menos de 24 horas após seu anuncio, o PlayStation 3 Slim tomou o primeiro lugar dos best-sellers da Amazon.com na seção videogames durante quinze dias consecutivos. Ele recuperou a primeira posição novamente um dia depois.[266] O PlayStation 3 Slim também recebeu elogios de PC World, que lhe deu nota 90 de 100 elogiando sua nova reformulação e seu novo valor embutido num preço menor, bem como seu silêncio e a redução no seu consumo de energia. Isso contrasta gritantemente com o lançamento do PlayStation 3 original em que foi lhe dada a oitava posição na sua lista “As 21 Maiores Mancadas Tecnológicas de 2006”.[267]
CNET concedeu ao PlayStation 3 Slim quatro de cinco estrelas, elogiando suas capacidades de Blu-ray, 120 GB de disco rígido, serviço de jogos online gratuito e preço estabelecido mais acessível, mas reclamou da falta de retrocompatibilidade com jogos de PlayStation 2.[268] TechRadar deu ao PlayStation 3 Slim quatro estrelas e meia de cinco, elogiando seu novo tamanho reduzido e resumindo sua análise afirmando que “Como um todo, o PlayStation 3 Slim é uma peça de kit fenomenal. É incrível que algo tão pequeno possa fazer tanto”. Eles, entretanto, criticaram o design exterior do PlayStation 3 Slim, chamando-o de “feio” e aspecto barato em relação ao design do PlayStation 3 original.[269]