Xbox 360 é um console de jogos da sétima geração de consoles de videogames produzido pela Microsoft e lançado em 22 de Novembro de 2005 nos Estados Unidos, em 2 de Dezembro de 2005 na Europa e em 10 de Dezembro de 2005 foi lançado no Japão. É sucessor do XBox e segundo console da Microsoft, concorrendo com os consoles PlayStation 3, da Sony e o Wii, da Nintendo.
No dia 28 de Março de 2007 a Microsoft anunciou o lançamento, dia 29 de Abril nos Estados Unidos, de uma terceira versão do console, o Xbox 360 Elite.[5] No dia 4 de novembro de 2010, oficialmente foi lançado a nova versão chamada de Xbox 360 S (popularmente conhecida como Xbox 360 Slim) juntamente com o exclusivo Sensor de Movimentos Kinect.
Lançamento
O Xbox 360 foi apresentado no programa Xbox Revelation também chamado de Xbox 360 Revelation na MTV em 12 de Maio de 2005, com detalhes a respeito do lançamento e jogos divulgados uma semana depois na E3. O console foi lançado em No Brasil, o Xbox 360 é vendido oficialmente pela Microsoft desde 1 de dezembro de 2006 tornando-o o primeiro console de jogos a ser comercializado diretamente por seu fabricante no país.[6]
Especificações de hardware
A nova versão tem três núcleos independentes cada um com capacidade para processar ate 29 threads simultaneamente - permitindo que diferentes cálculos como inteligência artificial, simulação de física e outros possam ser feitos paralelamente sem sobrecarregar o sistema. A grande quantidade de memória "do cache" acelerará o gerenciamento dessas operações.
A placa de vídeo da ATI representa uma nova geração do hardware da empresa, oferecendo mais poder do que seus produtos atuais.[carece de fontes] Os 512MB de memória do console são partilhados com o processador central, mais 10MB de memória exclusiva para a placa gráfica garantem que alguns aspectos mais importantes não atrasem todo o sistema. Por isso mesmo, a comunicação entre memória e o processador será extremamente rápida. Mas o verdadeiro herói anônimo é o elaborado sistema de "shaders". Ele permitirá diversos efeitos especiais como simular aparência de pêlo, reflexos e outros pequenos detalhes que aumentam o realismo visual sem sobrecarregar o aparelho.
As interfaces de áudio e vídeo permitem (e, de fato, garantem) que todos os jogos ofereçam imagens da qualidade das TVs de alta definição e som Surround da mais alta qualidade. Essa padronização garante que todos os títulos explorem essa nova geração de aparelhos de áudio e vídeo. Mas as vezes acabam com sua TV, queimando-a ou sobrecarregando-a e elimininando todos seus componentes.
O Xbox 360 utiliza um drive de DVD convencional que consegue ler discos de vários tipos: desde DVD de filmes até CDs com MP3. O drive não é capaz de gravar, mas consegue ler discos gravados nos diferentes padrões. Com isso, o console reproduz filmes, música e fotos. Através de uma ligação em rede com computadores Windows XP ou Vista, USB ou Wi-Fi (rede sem fios), o console poderá servir como uma estação para reproduzir dados armazenados no computador, câmera digital ou leitor de MP3.
A integração do sistema online será ainda maior no novo aparelho, permitindo que mesmo usuários que não pagam pelo serviço Xbox Live tenham acesso a alguns dos seus recursos. A nova geração da rede traz microtransações (permitindo aos jogadores venderem seu próprio conteúdo), download de demos, vídeos e música e um sistema de perfis e comunicação extremamente melhorado.
Os comandos funcionam agora sem fios, e usam duas pilhas AA recarregáveis ou bateria adquirida separadamente. Usando as portas USB é possível recarregá-las através do próprio console (e o sistema até avisa quando a carga fica fraca). É possível jogar com o comando enquanto as pilhas recarregam, através da ligação USB. O comando em si é quase idêntico ao atual, apenas trocando os botões Preto e Branco por dois novos botões de ombro acima dos gatilhos L e R.
Especificações técnicas |
CPU |
GPU |
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IBM |
PowerPC |
Frequência de clock: 3,2 GHz |
Lisura: |
Barramento: |
- Três núcleos simétricos em execução
- Duas operações de hardware por núcleo; seis operações de hardware no total
- Uma unidade de vetor VMX-512 por núcleo; três no total
- 256 registros VMX-128 por thread de hardware (não existe menor que essas configurações para o SLIM)
- Cache L2 de 1 Kpb/s
- 1,0 mil de operações de produto escalar por segundo
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ATI |
Xenos |
- 500 milhões de triângulos por segundo
- Fillrate de 32 gigasamples por segundo usando 4x MSAA
- 96 bilhões de operações shader por segundo
- 10 MB de DRAM incorporado
- Pipelines de shader programadas dinamicamente com ponto de flutuação paralelo de 96 saídas
- Arquitetura de shader unificada
- 500 MHz
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Áudio |
Mídia |
Canais de áudio: 256 |
- Saída de som surround de múltiplos canais
- Suporta 48KHz de áudio de 16 bits
- 320 canais de descompressão independentes
- Processamento de áudio de 32 bits
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DVD-DL |
Capacidade normal: 8.5GB |
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Memória
- 512 MB de 700 MHz GDDR3 RAM
- Arquitetura de memória unificada (Não existe menor para o SLIM)
Largura de banda de memória
- Largura de banda de barramento de interface de memória de 22,4 GB por segundo
- 512 GB por segundo de largura de banda de memória para EDRAM
- 43,2 GB por segundo de barramento front-side
Desempenho geral do sistema de ponto de flutuação
Armazenamento
- Disco rígido de 250 GB atualizável e removível
- Suporte de unidade de memória iniciando em 128 MB
Entrada/Saída
- Suporte para até um controles sem fio
- Uma porta USB 2.0
- Dois slots de unidades de memória
- Todos os jogos com suporte para 4:3 e 16:9 e suporte a resolução: 480i, 480p, 720p, 1080i e 1080p.
- Leitor com suporte para DVD-video, DVD-Rom, DVD-R/RW, CD-DA, CD-Rom, CD-R, CD-RW, WMA CD, MP3 CD, JPEG photo CD.
- Frente colorida personalizadas, chamadas de "FacePlate".
- Disco rígido removível de 20GB, 60GB, 120GB e recentemente 250GB.
- Conectividade Wi-Fi no Xbox 360 S (Slim)
- Câmera opcional
- Compatível com o Sensor Kinect (Sensor de Movimentos)
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A diferença entre as versões
Atualmente apenas 2 kits do Xbox 360 são comercializados, a versão Slim 250GB e 4GB com o Kinect.
Algumas diferenças entre as versões estão na tabela abaixo:
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Xbox 360 Elite
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Xbox 360 Arcade
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Xbox 360 Slim (Versão de 4 GB interno e versão com Kinect)
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Xbox 360 Slim (Versão com HD de 250 GB)
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Disco Rígido Removível |
Sim, 120 GB |
Memoria interna de 512 MB
(HDD Removível pode ser comprado separadamente)
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Memoria interna de 4 GB
(HDD Removível pode ser comprado separadamente)
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Sim, 250 GB |
Cabo Ethernet |
Sim |
Não (Pode ser comprado separadamente) |
Não (Pode ser comprado separadamente) |
Não (Pode ser comprado separadamente) |
Cores Padrão do Gabinete |
Preto e Cinza |
Branco e Cinza |
Preto |
Preto Metálico |
Tipo do Gabinete |
Plástico |
Plástico |
Acrílico |
Acrílico |
Acabamento do leitor de DVD cromado |
Sim |
Não (Pode ser colocado separadamente) |
Não |
Não |
Xbox Live headset |
Sim (Preto) |
Não (Pode ser comprado separadamente) |
Não (Pode ser comprado separademente) |
Sim (Preto) |
Xbox Live |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Numero de controladores simultâneos |
4 |
4 |
4 |
4 |
1º mês de experiencia gratuita do Xbox Live Gold |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Controle sem fio |
Sim, 2.4 GHz (Preto e Cinza) |
Sim, 2.4 GHz (Branco e Cinza) |
Sim, 2.4 GHz (Preto) |
Sim, 2.4 GHz (Preto) |
Porta HDMI |
Sim |
Sim (Somente nas versões Zephyr, Falcon e Jasper) |
Sim |
Sim |
Cabos de Vídeo Incluídos |
Cabo de Vídeo Composto |
Cabo de Vídeo Composto |
Cabo de Vídeo Composto |
Cabo de Vídeo Composto |
Pronto para o Kinect |
Não (É necessário um adaptador que vem na caixa do Kinect) |
Não (É necessário um adaptador que vem na caixa do Kinect) |
Sim |
Sim |
Rede sem fio (Wi-fi) |
Não (Adaptador pode ser comprado separadamente) |
Não (Adaptador pode ser comprado separadamente) |
Sim |
Sim |
Slim |
Não |
Não |
Sim |
Sim |
Preço |
Estoques esgotados |
Estoques esgotados |
US$ 199 (EUA) R$ 999,00 (Brasil) |
US$ 299 (EUA) R$ 1.099,00 (Brasil) |
Em Produção |
Não |
Não |
Sim |
Sim |
Versões anteriores do console Pro, Premium e Core, acompanhavam diferentes acessórios e configurações também foram retiradas de mercado. Outros pacotes especiais foram distribuídos pela Microsoft, incluindo versões do jogo Call of Duty Modern Warfare 2, Halo 3, Resident Evil 5 e outros. Algumas funções das quatro versões:
- Jogos da Xbox 360™.
- Jogos da Xbox (ver lista de compatibilidade)
- Reproduz Filmes em DVD.
- Reproduz CD de Música.
- Ligar Dispositivos removíveis via USB e reproduzir Imagens, Músicas e Vídeos.
- Reproduz músicas, vídeos e imagens de um computador em rede com Windows XP, Windows Vista ou Windows 7.
- É compativel com Windows Media Center (Windows XP MCE, Windows Vista Home Premium e Ultimate ou Windows 7 Home Premium e Ultimate)
Placas
Em virtude da grande quantidade de aparelhos defeituosos, o Xbox 360 sofreu diversas modificações de hardware. As alterações incluíam modificações na CPU, GPU, sistema de ventilação e diferentes tipos de alimentação de energia. Todos os aparelhos fabricados podem ser classificados de acordo com seu tipo de placa-mãe e configurações, pelos codinomes Xenon, Zephyr, Opus, Falcon, Jasper e Valhalla. As principais formas de identificar o console por esta nomenclatura são:
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Xenon
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Zephyr
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Opus
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Falcon
|
Jasper
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Valhalla (Xbox 360 Slim)
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Data de fabricação |
2005-2007 |
2007-2008 |
2007-2008 |
2007-2008 |
2008-2010 |
2010-2011 |
Saída HDMI |
Não |
Sim |
Não |
Sim |
Sim |
Sim |
Fonte de Alimentação |
203W |
203W |
175W |
175W |
150W |
135W |
Acessórios oficiais
- Xbox Live Vision
- HDD 250 GB Vendido até agora em edições especiais e agora incluído no novo Xbox 360 Slim
- HDD 120GB (Incluído na versão Elite)
- HDD 20GB
- HD-DVD Drive Externo (fora de linha)
- Controle Sem Fio
- Controle Com Fio
- HeadSet Com Fio
- HeadSet Sem Fio
- Controle Remoto para Reprodução de Filmes
- Faceplate Removível (apenas para o modelo antigo)
- Cabo VGA
- Cabo HDMI
- Xbox 360 Wireless Networking Adapter (Adaptador de redes sem fios)
- Xbox 360 Wireless Racing Wheel (Volante de corrida sem fio)
- Xbox 360 Quick Charge Kit
- Xbox 360 Play And Charge Kit
- Xbox 360 Messenger Kit
- Unidade de Memória (Memory Unit) 64MB
- Unidade de Memória (Memory Unit) 512MB
- Unidade de Memória (Memory Unit) 256MB (Incluído na versão Arcade)
- Unidade de Memória (Memory Unit) 2G (expansivel por cartões SD)
- Luminous Fish
- Kinect (Sensor de detecção de movimentos)
Defeitos
O Xbox 360 está sujeito a numerosos problemas técnicos. Desde o lançamento do console, em 2005, usuários reportaram preocupação sobre a taxa de falha dos aparelhos. Para dar suporte aos clientes com consoles defeituosos, a Microsoft estendeu a garantia do aparelho para três anos, para erros que se incluem em "falha geral de hardware". Esta é reconhecida quando os três quadrantes ao redor do botão liga/desliga do console ficam vermelhos e piscando. O erro também é conhecido como "anel vermelho da morte" (Red Ring of Death) ou 3RLs (Three Red Lights - Três Luzes Vermelhas/Três Luzes da Morte). Em abril de 2009, a garantia se estendeu também para erros relacionados ao código E74. A extensão da garantia não cobre outros quaisquer tipos de falha que não geram esses específicos códigos de erro.
Esse problema ocorre por superaquecimento da GPU (3RLs) ou por falha da mesma GPU.
Desde que estes problemas surgiram, a Microsoft vem tentando modificar o console para melhorar sua confiabilidade. As modificações incluem uma redução no número, tamanho e lugar dos componentes, adição de epóxi nos cantos e nas bordas da CPU e GPU como cola para prevenir movimentos relacionados à placa durante muito calor, e um segundo dissipador de GPU. Ainda não está claro se estas modificações foram adicionadas apenas em consoles reparados pela Microsoft ou se elas também foram adicionadas a novos consoles. Porcentagem de defeitos: 10% dos casos.
Kinect
Kinect (antes chamado de projeto natal project natal) é o nome de um novo acessório para a Xbox 360. Foi anunciado pela primeira vez em 1º de junho de 2009 na E3. Este periférico habilita o usuário a controlar e interagir com o Xbox 360 sem a necessidade de um comando por um joystick. Ao invés disso, são usados gestos, sinais de voz e/ou objectos e imagens. O Kinect é compatível com todos os modelos actuais. Foi lançado em 4 de novembro de 2010.
Referências
Ligações externas